Vale a pena investir em imóveis para locação por temporada?
O mercado de aluguel de temporada movimenta no Brasil mais de 1,2 bilhão por ano e os proprietários desses imóveis tem visto nesse negócio ótima oportunidade de rentabilizar seu investimento e ainda fazer o uso do imóvel quando tiver interesse, sendo mais lucrativo que contratos de longo prazo.
“Investir em imóveis na praia pode ser ótima fonte de renda” afirma Enzo Camargo, diretor de marketing da Praias Construtora, tradicional Construtora e Imobiliária na Riviera de São Lourenço e Guarujá e desenvolvimento hoteleiro.
De acordo com levantamentos de locações realizadas pela Praias Imobiliária www.praias.com com os proprietários do empreendimento recém entregue pela Praias Construtora, o Ilha Verde na Riviera de São Lourenço, ganharam com o apartamento de locação por temporada 90 mil no ano, com diárias médias de 800 R$ à 1.400 R$, avaliando o valor investido no imóvel e decoração muitas vezes chega a ultrapassar renda de 1% ao mês.
Com esse cenário positivo, muitos proprietários enxergam em imóveis no litoral uma oportunidade de investimento por isso separamos alguns assuntos relevantes para quem pretende ter um imóvel na Praia:
É imprescindível levar em consideração as 5 dicas a seguir, antes de começar a investir ou a procurar por um imóvel para locação de temporada.
Escolher o local com cuidado
Escolha um imóvel em regiões que sejam bastante procuradas na temporada, como Riviera (Bertioga) e Guarujá, que são o 3º e 6º lugar respectivamente com maior procura no Brasil segundo dados divulgados pelo Alugue temporada, com belíssimas paisagens e belezas naturais. Essas regiões costumam serem lugares muito procurados para locações por temporadas ou períodos mais curtos em São Paulo.
Defina o perfil do seu imóvel
Existem várias formas de locação por imóveis de temporada, que variam de acordo com o perfil do imóvel. Alguns tipos de locação são dedicados apenas por curta períodos de tempo como feriados e finais de semana. Outros trabalham períodos mais longos como, por exemplo, famílias que desejam passar as férias. Ou até mesmo permanentemente de pessoas que estão estudando comprar um imóvel na região. Temos muitos casos desses na nossa imobiliária também. Defina que tipo de locação que será a do seu imóvel.
Desde o início estabeleça regras para a locação do seu imóvel, e estabeleça uma boa relação com quem irá alugar o seu imóvel.
Ofereça um imóvel montado, mobiliado e com enxoval
Quem aluga em curto prazo prefere imóveis que estejam equipado, mobília é tudo, muitas pessoas procuram por lugares aconchegantes e confortáveis.
Ofereça itens básicos como fogão, geladeira, chuveiro, cama, sofá, televisão, quanto maior o investimento maior o seu lucro e atratividade.
Divulgue seu imóvel de temporada
Novas formas de divulgação e gestão do imóvel de temporada vêm cada vez mais facilitando o crescimento desse mercado, mas é importante usar empresas onde o trabalho é anunciar com segurança e cuidado com o seu imóvel, outro fator importante é buscar empresas que já fornecem o serviço check-in e check-out do hospede, troca de enxovais de cama e banho e limpeza, dessa forma deixando o apartamento pronto para o próximo hospede.